terça-feira, 2 de março de 2010

MAIS UM GUARDANAPO PARA OS SMAS SE LIMPAREM


É verdade caros irmãos na desgraça. Estamos a ser explorados até ao tutano. Para financiar a renovação da rede ? Para sustentar os funcionários ? Para pagar os custos da má organização ? Vá-se lá saber. Os nossos autarcas têm pelo menos uma virtude: em relação a qualquer problema colocado pelos munícipes, só quando de todo não podem continuar calados é que se resolvem a debitar uma desculpa mal alinhavada. Do tipo "vamos examinar o problema logo que possível; a questão não é assim tão simples; há várias componentes em jogo..."
O exemplo comparativo que apresentamos acima parece-nos sem qualquer ambiguidade. Em Tomar (SMAS dirigidos pela autarquia), por um consumo de 4 metros cúbicos mensais pagava-se em 2009 15,33 €. Em Fátima (Ourém - Serviço de águas privatizado pelo PSD por concurso público), por um consumo mensal de 19 metros cúbicos, paga-se em 2010 17,67 €.
E depois admiram-se que cada vez mais consumidores resolvam pôr-se na alheta. Até se pode dizer que os SMAS Tomar facturam bem, mas só até que tenham a quem. Que é como quem diz até que os tomarenses vão pagando e calando.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ó amigo mas tá a brincar ou quê?
Os SMAS em Tomar e a VEOLIA em Ourém são exactamente iguais: empresas públicas em que os administradores são nomeados pela autarquia. Ponto Final.

Essas tentativas subliminares de fazer da câmara e dos seus actores piores do que são, ou pelo menos piores que todos os outros, descrediblizam a crítica séria que possa fazer.

Anónimo disse...

Caro amigo Dr. António Rebelo,
Tal como outros cidadãos, já escrevi e disse aos "sete ventos" que as taxas e o preço da água praticados pela CMT/SMAS são altíssimas para a qualidade dos serviços que prestam aos cidadãos.
No entanto, tendo esse assunto sido um dos temas da campanha eleitoral, os tomarenses votaram naqueles que são os responsáveis pelo alto custo de vida em Tomar.
É caso para dizer "aguentem-se!"
Claro que ambos sabemos que as coisas não são assim tão simplistas. Mas, em abona da verdade, os tomarenses são os responsáveis por tal situação.
Aguardo com alguma curiosidade as notícias que poderão estar para chegar, após a atitude certa pelos lados do PSD local.
Sei que não chega ganhar eleições. Agora é preciso provar se têm unhas para alterar o estado de desilusão a que Tomar chegou pelas mãos do PSD.
Aguardemos pela Regeneração. Essa é bem vinda!
José Soares

Anónimo disse...

Posso-lhe garantir que se a Veolia estivesse a gerir á água e o saneamento em Tomar, iriamos pagar muito mais...

Quanto ao comentário anterior esclareço que a Veolia não é uma empresa pública.

Zé da Bilha

Anónimo disse...

Os seja o Psd em Ourem era bom e perdeu. Em Tomar é mau e ganhou. Estranho destino este

Sebastião Barros disse...

Ó amigo Zé da Bilha ! Vomecê é um homem das arábias. Como é que nos pode garantir uma coisa dessas? Então o meu amigo, como dirigente competente que é, não reparou que no recibo da Veólia as taxas de saneamento estão todas marcadas CMO = Câmara Municipal de Ourém ? Ou seja, uma sociedade privada cobra as taxas obrigatórias que entrega à autarquia respectiva, fornece a água muito mais barata que em Tomar, paga os seus impostos (coisa de que os SMAS estão isentos), e mesmo assim ainda deve ganhar dinheiro, supõe-se, uma vez que as empresas privadas não recebem ajudas do orçamento de estado, salvo episodicamente, em tempo de crise. Nestas condições, não estamos a ver como é que as mesmas causas teriam efeitos diferentes em terras nabantinas. Pode explicar-nos mais em detalhe, s.f.f. ?

Anónimo disse...

Falemos agora de coisas sérias. Então e a Adega Cooperativa e Tomar sempre fecha? É que aquilo está pior que o tempo na Madeira! Bweber vinho é uma necessidade. Beber água é um luxo! Isto sim é que é assunto para nos deixar preocupados.

Anónimo disse...

Meu caro Rebelo,

A Veolia ainda pratica preços abaixo dos preços de custo e, de acordo com o contrato de concessão firmado com a CMOurém, para vários anos, apenas irá repercutir os custos que tem a partir de 2013 (e aí vai ser a doer...).
Por outro lado os SMAS de Tomar já cumprem as recomendações do ERSAR e a tarifa já cobre todos os custos.

Por outro lado chamo a atenção para a sua comparação ser altamente demagógica, porquanto compara o consumo mensal do SMAS de Tomar com um consumo de dois meses da Veolia. Efectivamente o custo da factura da Veolia, se reparar com atenção corresponderá apenas a 10 e não a 19 m3. O melhor seria comparar os preços por metros cúbicos (0,4500 € em Tomar e 0,4352 € em Ourém - apenas no 1º escalão porque depois sobe para 0,6725 €).


Zé da Bilha

Sebastião Barros disse...

Meu caro Zé da Bilha:

Persistência e coragem não lhe faltam. Ainda assim, a causa que defende não merece perdão nem sequer condescendência. Faça o favor de estar atento aos próximos episódios e logo ficará a saber porquê.

Unknown disse...

Declarando interesses: move-me tão só aquele, pelo rigor, verdade e isenção, enquanto campesino pagante e cumpridor!

Daqui das berças, meu mui distinto Sr. Sebastião de Barros, permita penitenciar-me da imprudência deste meu desabusado gesto, mas rogo-lhe: não vamos a confundir e baralhar; melhor, talvez: não nos confunda e baralhe!...

Mas porquê indagará? É que já o meu sempre saudoso, recordado e aqui falado bisavô, me decifrava: rapaz, nunca queiras comparar o incomparável! Que, com o devido respeito que nutro pela insigne sapiência e informação de vossa mercê, se me afigura que foi o que fez, no que às nossas facturas de água se referiu!...

E como me atrevo, na dimensão de uma quarta classe quase incompleta, a dizer tal?!

Coisas das nossas vidas….veja:

Calha-me, - o que faço sempre à lupa herdada de um amigo e antigo relojoeiro, - por mor das espinhosas somas chegadas de contas a satisfazer, ter de ler e reler com atenção e folguedo (às vezes…) – a minha desassossegada situação de pensionista com despida reforma, devida a politicas ditas e vindas de um partido politico que o meu mui distinto Sr. parece conhecer e apoiar de perto, e bem; mas isto, como bem sabe, é outra estória, mais séria e mais grave - todas as facturas, que a minha honradez de homem áspero do povo, jamais deixaria, ficarem, como se diz por aqui, a ladrar…

Vistas as coisas desta maneira e lidas como acima indico as duas facturas que V. Senhoria mui bem adestrou e trás à aparência no seu distinto portal, intui-me o meu fraco perceber de raciocínio não ginasticado, tratarem-se de documentos não comparáveis entre si; porquê? questionará, talvez
( mas acredito que sim …)!
Porque uma, de uma EG,( e isto tiveram a cortesia de me aclarar e bem que eu até assimilei, lá, na EG- Entidade Gestora) é uma factura normal, mensal, corrente;
a outra, da outra EG, é a chamada factura de acertos vencidos, onde, tudo o que terá sido pago ou que falte pagar em facturas de estimativa anteriores, é descontado ou somado nesta!...( na que vossa mercê apresenta, descontaram - como se vê pelos sinais de menos lá marcados). Daí, talvez, quem sabe, - e diz-me que sim, a minha rigorosa aritmética, de quarta classe assimilada - a disparidade de valores faceados em cada qual!...

Para não mais cansar quem até aqui chegou, de resumo aqui deixo: a factura que V. Mercê reclama de mais barata (factura de acertos) seria como factura normal, muito mais cara que a factura que tão distinto inquisidor indica como mais barata; feitas as contas nesta sobra de papel com o meu mal aguçado lápis, assim me ordenam: para os mesmos 4m3 de água e em semelhantes condições: em Tomar a factura teria o valor de €15,33, em Ourém a factura atingiria o valor de €16,89.

Com privilégio, um robustecido aperto de mão.
De si,

manuel do povo

dde1:….meu mui ilustre, não me deixe começar a querer assentir com o meu compadre Agripino, que, de longe, me vem dizendo: manel, esse “...de Barros”, parece no sapato ter, pedras várias, prós serviços lá das águas ?!...não quero, crer!?

Anónimo disse...

É para pagar aqueles que nada fazem nos SMAS... só tachos!!!